A terceira edição do Encontro Científico-Tecnológico de Metalurgia e Mineração (Encimet) reuniu profissionais e pesquisadores da área para duas palestras e 6 oficinas que falaram sobre temas como usinagem, fundição, corrosão e amostragem de imagens.
"Os minicursos complementam a formação dos alunos ao quebrarem o paradigma teórico da metalurgia. Os estudantes podem experimentar na prática como acontecem as atividades da área", afirmou o coordenador do Encimet, Tobias Schmitzhaus.
Outro aspecto tratado durante o Encontro foi o impacto causado pela mineração no meio ambiente. De acordo com Tobias, muitas vezes o prejuízo é superestimado por especialistas da área ambiental.
"A mineração é muito mal vista por ambientalistas. O dano já existe pela própria formação geológica das áreas onde a atividade ocorre. A mineração não agrava o dano em si", afirmou Tobias.
Participaram do Encimet professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Parte das atividades práticas foi realizada na Base Fluvial de Ladário, pertencente ao 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.
fonte: correio de corumbá
Nenhum comentário:
Postar um comentário