sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Setor de petróleo tem oportunidades para pequenas empresas, como as de usinagem

Desde a descoberta de reservas na camada pré-sal, em 2007, várias grandes empresas vêm aproveitando o crescimento da exploração de petróleo no país. No entanto, as novas oportunidades não se restringem às grandes corporações. A cadeia de suprimentos da indústria do petróleo é muito diversificada e há muitas oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas. 

Os negócios de menor porte podem se beneficiar de muitas maneiras, disse o coordenador de Petróleo e Gás do Sebrae-RJ, Antonio Batista. Uma possibilidade é atuar como fornecedor de companhias que produzem materiais, equipamentos e componentes utilizados para criar a infraestrutura necessária para a extração do petróleo, como as indústrias siderúrgica, química, metalmecânica e eletroeletrônica. 

Uma vez instalada a infraestrutura, é a vez das empresas de serviço entrarem em cena, afirma Batista. Nesse momento, empreendimentos que atuam nos ramos de transporte, alimentação, hotelaria, recursos humanos e tecnologia da informação, por exemplo, conseguem aproveitar a demanda das grandes empresas em áreas mais administrativas ou de logística. 

Para aproveitar da melhor forma essas oportunidades, Batista recomenda às fornecedoras de pequeno porte que identifiquem as especificidades do segmento para oferecer produtos e serviços mais adequados às necessidades do setor.

 “Existem diversas empresas de recursos humanos, por exemplo, mas a demanda no setor de petróleo é por quem atua em serviços específicos, como recrutamento de trabalhadores para as plataformas. Já uma fornecedora de caldeiraria e usinagem pode se especializar na manutenção de ativos do setor de petróleo, aprendendo a atuar com senso de emergência e de segurança”, conta o representante do Sebrae-RJ.

 

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário