terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Em crise, indústria metalúrgica fecha acordo para evitar demissões no RS

Os trabalhadores das empresas Randon aprovaram através de votação a flexibilização da jornada de trabalho. 
Cerca de sete mil funcionários de 6 unidades do grupo, incluindo a de Caxias do Sul, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, aceitaram a mudança, que vai acontecer por 3 meses, de agosto a outubro. 
Durante o período, os trabalhadores não vão trabalhar até 4 dias por mês. A votação aconteceu durante toda segunda-feira e o resultado, divulgado na manhã desta terça-feira.
O acordo previne uma demissão em massa dos colaboradores. As 50% das horas não trabalhadas serão abonadas e 50% descontadas, sem danos, de acordo com a empresa, no descanso semanal remunerado, férias, 13º salário e programa de participação os resultados. 
A medida foi justificada pelo grupo como uma alternativa para a atual situação de instabilidade do mercado nacional que estaria afetando diretamente a área de transporte de cargas e aquisição de caminhões.
A indústria caxiense vive uma crise neste ano. De janeiro a maio, o setor registrou queda de 5,7% na atividade e, nos últimos dois meses, fechou mais de 1,7 mil postos de trabalho.
Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário