Sendo aberta no ano de 2013 em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a unidade da produtora de montagem de motores e caminhões Navistar vai finalizar suas atividades no Rio Grande do Sul em 2016 e mandará embora mais de 500 trabalhadores.
A companhia forneceria motores para a unidade da General Motors (GM) em Gravataí até o ano de 2018, além de fabricar caminhões da marca International. Com o cancelamento do contrato, foi realizado um novo acordo em que se determinou que o fornecimento irá até o mês de fevereiro de 2016 – quando a produtora da Navistar irá fechar.
De acordo com o o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Paulo Chitolina, todos os 74 trabalhadores do setor de montagem de caminhões já foram mandados embora. O setor de distribuição de peças, que possui cerca de 250 trabalhadores, será finalizado no mês que vêm. Com o fim da montagem de motores, em 02/2016, outros 200 trabalhadores serão demitidos.
“Negociamos para que os despedidos recebessem, além dos pagamentos rescisórios, 2,5 salários-base, tivessem 6 meses de plano de saúde e recuperassem o valor da previdência privada”, disse Chitolina.
O site "G1" tentou realizar contato com a assessoria de comunicação da empresa Navistar, mas até a publicação dessa reportagem não teve nenhum retorno.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário