sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Brasil domina tecnologia de usinagem em altas velocidades

Somente 6 países em todo o mundo tinham, até os dias de hoje, uma tecnologia industrial que foi denominada como usinagem com grandes velocidades, ou HSM (High Speed Machining). Hoje em dia são 7.
O nosso país acaba de entrar nesse seleto grupo, por conta do  trabalho da equipe do professor Reginaldo Teixeira Coelho, da Escola de Engenharia de São Carlos.
A capacitação do Brasil nesta área do conhecimento é vista como estratégica para a indústria brasileira, já que a usinagem em grandes velocidades está propondo novos padrões de produtividade e uma extrema qualidade no setor industrial.
"A HSM não só economiza tempo de produção como garante uma melhor precisão dimensional e o perfeito acabamento para as peças que são usinadas", falou Coelho.
O procedimento HSM submete o material em cortes, desbastes ou até mesmo acabamentos em velocidades de 5 a 10 vezes maiores do que as que são usadas em usinagens convencionais.
A técnica foi criado no começo do século XX, mas apenas no final da década de mil novecentos e oitenta foi possível chegar a tecnologia que era fundamental para que ela fosse colocada em prática.
O projeto que foi coordenado por Reginaldo começou-se em fevereiro do ano de dois mil e seis e está se acabando agora, após conseguir chegar a avanços fundamentais em muitas operações de usinagem, como por exemplo torneamento, fresamento e rosqueamento.
Fundamentalmente no rosqueamento, a equipe teve resultados maiores aos de países como os Estados Unidos. "Nossos resultados ficaram iguais aos contidos por laboratórios tradicionais na Alemanha, precursores dessa tecnologia", afirma Coelho.
Outra vantagem da usinagem com uma grande velocidade é a dispensa de um fluido de corte. Nas produções convencionais é essencial usar o óleo ou uma emulsão de óleo com água para ajudar a não danificar a peça fabricada e a ferramenta que a corta do calor gerado pelo atrito e prevenir a formação de "cavacos", que são as lascas de metal.
Brasil domina tecnologia de usinagem em altas velocidades
Fonte: inovacaotecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário