segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Metalúrgica do ABC vai aderir ao plano de proteção ao emprego



A Trefilação União, uma empresa metalúrgica de São Bernardo do Campo que produz produtos de aço para fins industriais, é a segunda companhia do ABC paulista a se unir ao PPE, o programa de proteção ao emprego lançado no início do mês passado pelo governo federal para auxiliar empresas a superar a crise sem quaisquer demissões.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da área, os 114 trabalhadores da União aprovaram nesta terça em assembleia o acordo coletivo para junção ao programa. Pelos termos aprovados, a companhia, em troca da total garantia da manutenção dos empregos, vai diminuir por seis meses a jornada de trabalho e os salários em 20%.  A perda salarial do operário baixa, no entanto, para 10% por conta do complemento de até R$ 900,00 realizado pelo governo com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para ter total acesso ao grande benefício, o acordo em união ainda necessita ser devidamente validado pelo Ministério do Trabalho.

O sindicato do ABC fala que o acordo fechado com a Trefilação União prevê grande estabilidade dos empregos por 2 meses além dos 8 previstos pelo PPE. Nesse tempo, a companhia fica impedida de dispensar arbitrariamente ou sem justa causa os funcionários, sob a pena de ser expulsa do programa.

Na última quarta, a Rassini Automotive, produtora de molas para suspensão de veículos, também instalada em São Bernardo, já tinha fechado acordo em união para adesão ao PPE. Antes dela, a Grammer, que cria assentos automotivos em Atibaia, também tinha fechado, no mês passado, o mesmo acordo.


Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário