As cremalheiras industriais são constituídas por uma barra ou trilho com dentes que, junto com engrenagens acopladas a essas barras, convertem movimento reto em rotacional ou então movimento rotacional em retilíneo.
Existem 2 tipos desse produto, as de dentes perpendiculares ou as de dentes inclinados. As cremalheiras de dentes inclinados acoplam-se a rodas helicoidais e as de dentes perpendiculares engrenam-se com as rodas de dentes retos. Elas fazem parte das engrenagens de vários tipos de máquinas e seu foco é produzir movimento linear para ativar um mecanismo secundário.
Os movimentos realizados por tais são bidirecionais lineares ou em linha reta e são bastante utilizados para aplicações que necessitem de movimento em linha longa e reta, exemplo disso são portões de correr e portas.
Apesar de ser limitado a produzir unicamente o movimento linear, essas cremalheiras têm a vantagem de contar com minímas restrições quanto ao seu uso e poder de alcance; Vale dizer que as cremalheiras industriais acopladas a um motor pequeno podem, por exemplo, abrir portões muito longos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário